Investiu em material publicitário, decoração do espaço, produtos de qualidade, marketing digital, mas ainda não está a atrair clientes para o seu café ou pastelaria? Para além de aumentar a sua visibilidade, como mostrámos num artigo anterior (que pode consultar aqui), deve promover o seu negócio.
Mas aumentar a visibilidade e promover o negócio não são a mesma coisa? Não, mas completam-se! As pequenas estratégias devem fazê-lo chegar à estratégia global do seu negócio e, assim, ajudá-lo a atrair mais e melhores clientes (ou seja, clientes que frequentam o seu café ou pastelaria, gastam mais dinheiro e ainda o recomendam).
Prepare-se para tomar algumas ações em relação ao seu negócio, que podem ser cruciais para a sua rentabilidade.
Os clientes têm de querer entrar
Existem pequenas coisas que pode fazer para que, quem passa, tenha vontade de entrar, e ver o que o seu café ou pastelaria oferece de diferente. E não, não é preciso um grande investimento em grandes ações de marketing e grandes convidados.
Por exemplo, pode ter uma pequena bancada móvel no exterior do seu estabelecimento e fazer, por exemplo “a hora do waffle”, e confecionar ali os seus waffles durante um determinado tempo. Se estiver situado numa rua com algum movimento, é algo que chama a atenção de quem passa.
Receber ou organizar eventos
Claro que, ao receber ou organizar eventos no seu estabelecimento vai atrair clientes, aos quais vai dar a conhecer o seu espaço e o que tem para oferecer. Esses eventos não precisam de ser algo de grandes dimensões. O nosso conselho é que explore este assunto e não seja apenas um café onde as pessoas vão quando passam e têm a necessidade de beber um café, lanchar, tomar uma bebida com alguém. Pense em si do que mais do que um estabelecimento, mas um conceito, e onde acontecem coisas diferentes.
Por exemplo, pode ter eventos temáticos, celebrar datas comemorativas, ter música ao vivo (com estilos diferentes), organizar provas ou showcookings, as hipóteses são infinitas.
Ligue-se à comunidade
Chegar, geograficamente, o mais longe que consegue, claro que é o santo Graal. Qualquer negócio quer ter o máximo de reconhecimento possível. No entanto, por vezes, isto negligencia uma questão essencial, não só estar integrado na comunidade, mas realmente contribuir para o seu desenvolvimento.
Isto passa por juntar-se ou apoiar instituições de caridade, eventos locais, iniciativas locais, organizar eventos de caridade, juntar-se à associação de comércio da zona… existem inúmeras iniciativas locais que pode fazer para que seja reconhecido como membro contributivo da comunidade onde se insere.
Mostrar os produtos e eventos
Mais do que oferecer um conjunto de produtos que tem de qualidade ou organizar eventos que vão dinamizar o seu café ou pastelaria, tem de os mostrar. Ter sinalizado o que oferece, seja na montra ou em cavaletes no exterior, quem passa tem de ter a informação do que vai encontrar no seu espaço.
Quando tem um produto novo, ou se associa a um novo fornecedor, deve também destacá-lo. Isto mostra que se interessa em dinamizar a sua oferta. Deve mostrar este novo produto na montra e também no balcão, e introduzir quando vai à mesa individualmente recolher os pedidos.
Não precisa de ter grandes ideias de conceitos completamente inovadores para se destacar. Ao tomar pequenas ações, as pessoas vão reparar no seu café ou pastelaria, e vão querer visitar. Se gostarem da experiência, lembram-se de si e recomendam-no a outros.
Para além de todas as dicas que lhe damos, ainda alertamos que deve sempre ter em consideração tanto os clientes que tem, como os que quer atrair. Por exemplo, pode querer ter uma banda de punk-rock a atuar ao vivo no seu café, mas o estilo de música não se adequar nem ao seu espaço, nem ao gosto dos clientes que o frequentam.
A Natfood Portugal tem também à sua disposição, uma oferta vasta de snacks e bebidas, de elevada qualidade, com opções sem glúten ou sem lactose, para oferecer sempre o melhor aos seus clientes. Para além disso, temos também material publicitário que pode expor no seu estabelecimento para atrair mais clientes. Se não quiser fazer um grande investimento, trabalhamos também em regime de comodato. Veja aqui todos os nossos produtos e peça mais informações!
Faça uma pesquisa e ouça os seus clientes, a solução para aumentar a rentabilidade do seu espaço pode ser simples e estar mesmo à sua frente. Conheça também a nossa ofertas de snacks e bebidas. Se tiver alguma questão, estamos inteiramente disponíveis para o esclarecer.