Já entrámos, verdadeiramente, no espírito de outono! O ar começa a sentir-se muito mais fresco, e vem aquela vontade de ficar em casa, preparar uma bebida quente e ver um filme ou uma série no quente das lareiras ou mantas.
Da janela pode ver as árvores de folha acastanhada, a caírem e decorarem as ruas. Estamos na época das abóboras e das maçãs. Aposto que já consegue sentir o aroma a doce de abóbora ou maçã assada.
Esta estação também é associada ao encontrar equilíbrio, uma vez que as noites começam a ter a mesma duração do que os dias. E o que isto significa?! Encontrar equilíbrio na sua vida, refletir sobre o que foi cultivado e colhido ao longo das outras estações. E que momento ideal para fazer um bom chá!
Qual é a origem do chá?!
Os benefícios desta bebida são conhecidos há milénios. A sua origem remonta à Ásia, há alguns séculos atrás. No entanto, na Europa, só se começou a difundir o consumo de chá por volta do século XVII. E, imagine só quem terá sido o país pioneiro… exato, Portugal. D. Catarina de Bragança casou com o rei Carlos II e levou consigo a sua bebida, e assim, introduziu o hábito de beber chá ao pequeno almoço, na Inglaterra.
Chá, infusão, tisana… o que é o quê?
O chá é, realmente, uma bebida com propriedades medicinais mundialmente conhecida. Todos beneficiamos das infinitas propriedades do “chá” e apreciamos os seus aromas. Mas será que quando pede “um chá” sabe realmente o que o difere das tisanas e infusões? Num artigo anterior clarificámos esta questão… pode ver aqui.
O chá é uma super bebida com mil benefícios!
Como pode ver no ponto acima, o chá em si é proveniente da mesma planta Camellia sinensis. A lista de benefícios desta planta é longa, mas podemos destacar o seu poder antioxidante, antidiabético, antibacteriano e antiviral. Ou seja, ajuda a prevenir uma série de doenças.
No entanto, deve sempre consultar o seu médico para pedir aconselhamento, nunca alterando a sua medicação por iniciativa própria. E não deve ser consumido em grandes quantidades.
Agora, pode beneficiar das propriedades de outras plantas, através de tisanas e infusões. Por exemplo:
- Cidreira: conhecida por aliviar o sistema digestivo e o sistema nervoso;
- Camomila: com ação calmante e anti-inflamatória;
- Gengibre: um dos melhores anti-inflamatórios que a natureza nos dá, ajuda também no sistema digestivo;
- Rooibos: sem cafeína e repleto de antioxidantes;
- Rosa Mosqueta: contém vitamina C.
Existem muito mais plantas que dão origem a benéficas e deliciosas infusões, é um mundo a explorar!
Conhece os Chás, Tisanas e Infusões Natfood?!
A Natfood oferece uma ampla variedade de chás, infusões e tisanas com as plantas mais benéficas. Tem sabores mais doces, outros revitalizantes e sem esquecer os clássicos. Pode consultar a nossa oferta na nossa loja online.
Apelamos, sempre, para que faça uma alimentação rica e variada, adequada às necessidades do seu corpo. A alimentação é o combustível para o nosso dia-a-dia! O seu estabelecimento ainda não tem os produtos Natfood?! Contacte-nos!