O seu café, bar ou pastelaria devem ter uma boa visibilidade! Isso é, efetivamente, meio caminho andado para que quem passe, ou esteja de visita à sua região, escolha o seu estabelecimento.
Sabemos que, como proprietário, é difícil investir em grandes campanhas de marketing, que, podem ser bastante dispendiosas. No entanto, sendo um setor de forte concorrência, em que muitos beneficiam das suas localizações espetaculares, não deve descurar o investimento em marketing e publicidade. Se não tiver o dinheiro para investir, existem algumas coisas que pode fazer!
O que normalmente os cafés, bares ou pastelarias fazem é usufruir de todo o material publicitário que os fornecedores de produto disponibilizam. Isto não é, de todo, errado. Apenas tem de ser seletivo e ponderado na escolha e uso desse material.
A visibilidade e presença do seu negócio pode ser trabalhada com bastante força de vontade e uma pitada de criatividade. Temos algumas estratégias que, de certeza, o vão ajudar!
A experiência do cliente (word-of-mouth)
Primeiro que qualquer coisa, existem alguns passos a tomar dentro da organização do próprio café, pastelaria ou bar. Isto é, pensar no atendimento ao cliente e que experiência lhe estão a proporcionar.
Se o cliente gostar da experiência que teve no seu estabelecimento, seja ao nível de atendimento, apresentação de produtos, decoração e ambiente do espaço, se ele adorar, vai, com certeza, recomendar!
O atendimento é crucial, formar bem os colaboradores e também motivá-los. Os clientes vão sentir essa energia.
A nossa primeira dica é que repense no espaço, serviço e a formação e motivação dos seus colaboradores. Isto é meio caminho andado para a recomendação e boas avaliações e críticas, que pesam bastante na imagem do seu café, bar ou pastelaria.
Marketing Digital
Claro que percebemos que tem um negócio para gerir e pode não ter tempo para trabalhar o marketing digital do café, pastelaria ou bar. Até lhe parece uma tarefa muito técnica e exigente, mas engana-se!
Para um negócio do seu setor, basta trabalhar o Facebook e o Instagram, e ter um Google My Business bem estruturado, é o essencial. Claro que quanto mais puder investir nisto, melhor, mas pequenas mudanças também fazem a diferença.
Google My Business
O Google My Business é uma excelente ferramenta para negócios locais, que ainda não está bem explorada. Já foi de férias e tentou procurar no Google um café ou restaurante para ir? E o que escolheu? Aquele que apresentava toda a informação, boas críticas, fotos do espaço e do serviço ou aquele que nem aparecia?! Pois é, isto é uma questão que todos os negócios locais deviam ponderar.
Apareça da próxima vez que procurarem “bares” na sua região, e tenha todas as informações que os clientes precisam para chegarem ao seu estabelecimento.
E como faz isto? Basta ter uma conta de email Google, aceder ao Google My Business e seguir o que a própria plataforma indica. Como todos os serviços Google, é muito user-friendly.
Facebook & Instagram
Estas duas redes sociais são excelentes ferramentas, mas têm particularidades distintas. O Facebook funciona melhor com publicações mais trabalhadas e o Instagram com publicações mais humanas, momentâneas e orgânicas.
E trabalhar isto não custa nada, basta ter um smartphone e registar os seus produtos, detalhes do café/pastelaria/bar, eventos que faça ou até momentos dos clientes (se estes permitirem, claro). Redes sociais ativas e cuidadas contribuem positivamente para a sua presença digital.
Um pequeno conselho: se conseguir, priorize o vídeo à fotografia, nos dias de hoje tem muito mais impacto no digital. Mas não pense que será sempre assim, o que hoje resulta, amanhã pode já não resultar, tente estar atento.
Material Publicitário
Os cafés, pastelarias, bares ou restaurantes beneficiam das tomadas de decisão por impulso. Ou seja, o cliente está a passar na rua, vê o seu cartaz, que desperta em si a vontade de entrar e consumir o produto. Quem nunca se deixou seduzir por uma imagem de um delicioso waffle com uma bola de gelado por cima?!
Ter o cuidado de ter imagens tratadas e apelativas é uma mais-valia para atrair clientes.
Analise bem o material publicitário que os seus fornecedores têm disponíveis, veja se consegue obter alguma personalização (colocação do seu logotipo, por exemplo) e teste se atrai clientes.
Marketing Sensorial
Se vender gelados, tê-los visíveis do exterior, ajudam também a puxar essa vontade, ou se servir waffles, o cheiro a waffle acabado de fazer também vai atrair clientes. As pessoas são muito atraídas pelos seus sentidos.
Se tiver algum espaço exterior, pense em colocar uma banca ou carrinho para confecionar produtos como crepes, waffles, granizados, que são coisas que chamam muito os sentidos de quem passa.
Como pode ver, ao pensar em pequenos pormenores, consegue logo dar um boost na visibilidade do seu estabelecimento. Teste sempre novas formas de atrair clientes e levá-los a regressar e a recomendar a outros. E também se coloque no lugar do cliente, de certeza que também frequenta ou já frequentou outros estabelecimentos e sabe o que o atrai ou repulsa.
Explore bem todas as possibilidades de marketing para o seu negócio. Se tiver alguma questão, estamos inteiramente disponíveis para o esclarecer.