É a pessoa que bebe chá quando precisa de despertar, relaxar, curar alguma constipação, ou acalmar o estômago, e conhece todos os benefícios das plantas? Gosta de beber o chá quente nas noites de inverno e o chá frio como refresco nas tardes intermináveis de verão?
O chá é, realmente, uma bebida com propriedades medicinais mundialmente conhecida. Todos beneficiamos das infinitas propriedades do “chá” e apreciamos os seus aromas. Mas será que quando pede “um chá” sabe realmente o que o difere das tisanas e infusões? Vejamos!
Infusão vs Chá
A grande diferença reside no chá e nas infusões.
A infusão é o processo de imersão de folhas, raízes, sementes e/ou plantas em água a ferver. No entanto, o chá resulta da imersão de folhas de apenas uma planta, a camellia sinensis.
A camellia sinensis é uma planta com propriedades medicinais e também com teína (o equivalente à cafeína), o que faz de si uma substância estimulante. As suas folhas dão origem aos tipos de chá mais conhecidos no mundo:
- o chá branco – um chá menos processado, de cor clara, mais suave e delicado
- o chá verde – um chá com pouca oxidação e ligeiramente amargo (quando preparado com água a ferver)
- o chá preto – um chá mais processado, mais aromático, de cor mais escura e com um maior teor de teína
Assim, o que difere estes chás são os processos de secagem e oxidação das folhas, que fazem com que a sua cor e sabor se alterem.
Tisanas e Infusões
Todas as outras bebidas que denominamos por “chá” são, na realidade, tisanas ou infusões. Estas diferem do chá e também entre si.
As tisanas resultam da combinação de duas ou mais ervas. Ao fazer uma mistura de várias plantas com efeitos diferentes, conseguimos potenciar as suas propriedades e respetivos benefícios. As tisanas também não têm teína presente. Na infusão, por seu lado, é utilizada apenas uma variedade de uma folha, raiz, semente ou planta.
São inúmeras as plantas e combinações que dão origem à bebida medicinal e regenerativa que nos conforta. Por exemplo:
- Infusão de camomila – para tranquilizar ou combater uma inflamação;
- Infusão de cidreira – para atenuar cólicas;
- Infusão de funcho – para melhorar a função digestiva;
- Infusão de eucalipto – para desobstruir as vias respiratórias;
- Infusão de gengibre – para a digestão;
- Infusão de tília – para dormir melhor;
- entre muitos outros…
No entanto, não se preparam tisanas e infusões apenas pelas suas propriedades, mas por ser uma bebida quente com uma enorme variedade de aromas. Adicionar o gosto de frutos e especiarias, como a laranja, a maçã, a canela, entre outros, desperta o seu paladar e proporciona uma experiência exótica.
E agora, já conhece as diferenças entre os chás, infusões e tisanas? Então está na altura de explorar os seus benefícios! Conheça aqui as nossas Tisanas & Infusões Natfood que têm um conjunto de propriedades vitalizantes, relaxantes, antioxidantes, reequilibrantes, entre muitas outras.
Alguma sugestão, dúvida, ou comentário envie-nos a sua mensagem!