Sendo um delicioso e versátil snack apreciado por todos, o crepe é uma das opções mais escolhidas para os que gostam de fazer um pequeno-almoço ou lanche, diferentes.
Mas sabe como se propagou este snack e porque é tão apreciado em todo o mundo?
Vejamos um pouco da história desta iguaria, que tem origem numa pequena região francesa, e de como se propagou pelo mundo, adaptando-se à cultura de cada país.
A origem do crepe
O crepe é um snack típico francês, com a sua origem na bretanha uma região francesa, no século XIII.
Este local, dadas as condições geográficas e morfológicas, não tinha um solo que permitisse cultivar uma grande variedade de frutas e legumes. No entanto, existia um cereal que era bastante abundante, o trigo sarraceno.
Ao juntar este ingrediente com ovos e leite, foi descoberta a massa que deu origem ao crepe.
A palavra “crepe” tem origem no latim “crispus” que se refere à forma enrolada.
Como é feito o crepe?
O crepe resulta de uma massa preparada com farinha de trigo, leite e ovos. Essa massa, é posteriormente cozida numa placa aquecida à temperatura certa, ou numa crepeira.
Para um crepe perfeito, tem de utilizar uma máquina robusta e fiável, com a temperatura no ponto ideal. Para além disso, deve colocar-se a quantidade certa da massa e ainda utilizar os melhores acessórios, tanto para a confeção, como a manutenção do equipamento.
Uma receita simples, que requer alguma perícia na altura da confeção, para ficar com a textura perfeita.
Como é servido o crepe?
Os crepes não são um snack necessariamente doce. Tudo depende do gosto de cada pessoa. Assim, são feitos de duas formas… doces e salgados!
Ao longo do tempo, a receita dos crepes tem sido adaptada à cultura gastronómica de cada país. A sua textura mantém-se, mas dependendo do seu gosto, podem ser acompanhados por:
- Chocolate
- Compota
- Queijo
- Mel
- Açúcar & Canela
- Entre muitas outras opções
O que faz um bom crepe é a criatividade!
O que faz do crepe um snack tão apreciado?
A sua textura leve e a versatilidade na forma como é servido, resultam em séculos de popularidade.
Cada país adiciona os acompanhamentos consoante os ingredientes típicos da região, o que faz com que seja um símbolo de aculturação.
Comer um crepe tornou-se uma experiência gastronómica bastante agradável. É uma iguaria que se pode adaptar a todos os gostos.
Crepes, Crepeiras & Acessórios Natfood
Apesar da simplicidade da sua receita e serviço, é necessário utilizar uma massa de qualidade e um equipamento que os deixe com a textura ideal.
A Natfood Portugal dispõe do melhor preparado do mercado e as melhores máquinas:
- Crepes Susanna – Perfeitos para um pequeno almoço criativo ou um lanche delicioso, são preparados de forma rápida e podem ser servidos com frutas, polpa de fruta ou toppings, doces ou salgados.
- Mini Crepe Susy – Os mini crepes são círculos suaves de massa doce, tradicionais da Holanda. Dão um toque de requinte e criatividade aos seus pequenos-almoços, lanches ou até sobremesas.
- Máquinas de Crepes – Para servir crepes perfeitos aos seus clientes, necessita não só de uma massa de qualidade superior, mas também de uma máquina fiável e robusta que deixe os seus crepes no ponto de cozedura e temperatura certos.
- Acessórios – A utilização de uma boa espátula para a confeção assim como pedras de limpeza e outros assessórios, mantêm a sua máquina de crepes a funcionar da melhor forma!
Experimente e sirva aos seus clientes o melhor dos crepes!