A conhecida “spooky season” (época assustadora, em Português) está aí! Nada melhor do que uma série para se preparar para o grande Dia das Bruxas. Assim, decidimos dedicar os artigos deste mês a esta época festiva.
Esta altura do ano tem uma certa onda mística que, mesmo que não celebremos, ficamos sempre um pouco arrepiados! Nesta primeira parte vamos contar a origem desta celebração, como está adaptada no nosso país e apresentar-lhe ideias deliciosas para incluir no seu menu assustador.
O Halloween - All Hallow's Eve
Halloween na verdade é uma palavra que surgiu do termo “All Hallow’s Eve”, que seria então uma vigília de todos os santos.
Na verdade, esta celebração, que ocorre na noite de 31 de outubro, tem diferentes significados e formas de celebrar consoante a cultura. Em alguns países fazem-se orações aos que já partiram e outros acreditam que a barreira que separa este mundo e o próximo se estreita.
Pensa-se que as celebrações tenham origem nos festejos do povo celta, que se cobria de peles de animais para “afastar os espíritos”. Os festejos agora estão modernizados e fazem parte da cultura popular. Em muitos países, fazem-se vários jogos e eventos tradicionais, na véspera do dia de todos os santos.
Halloween, Pão por Deus ou o Bolinho?! Como se celebra em Portugal
No nosso país, a tradição é fazer o “Pão por Deus” ou “o Bolinho”, dependendo da região. Na manhã de 1 de novembro, o dia de todos os santos, as crianças juntam-se em pequenos grupos e percorrem os seus bairros ou freguesias a bater porta a porta e dizer “Pão por Deus” para receberem doces.
Esta celebração pensa-se ter origem no pós-terramoto de 1755, em que, nesse primeiro dia de novembro, foi organizado um peditório. As pessoas percorriam as ruas da cidade de Lisboa e batiam às portas a pedir esmola, “Pão, por Deus”.
O Halloween, noite das bruxas, entrou na cultura portuguesa por influência da cultura americana, que aparece muito em filmes, séries e outros programas. Apesar de não ser celebrado à escala americana, ainda existem muitas pessoas que se disfarçam e batem às portas a dizer “doce ou travessura” (trick or treat em inglês). Existem também eventos e festas temáticas de Halloween.
Quer tenha um café, bar ou pastelaria ou até mesmo em casa goste de marcar esta época, nada melhor do que começar com a comida e bebidas! Temos um conjunto de ideias para que prepare um menu típico de dia das bruxas.
Os ingredientes são: abóboras mil, todos os ingredientes que lhe façam lembrar sangue, muita fruta, canela, mel e uma boa dose de imaginação. Aqui ficam as nossas sugestões:
Sopa de Abóbora
O típico prato de outono pode ser transformado em Halloween com um ovo cozido e um pouco de molho de tomate por cima.
Pão de Alho em Múmia
Um divertido pão de alho normal, com tiras de queijo para fazer de múmia e umas azeitonas em vez de olhos.
Cupcakes & Dónutes Decorados
Pode fazer uns cupcakes e uns dónutes e decorá-los com vários toppings, com chantilly a formar um fantasma, desenhos de abóbora, teia de aranha, caveira, basta creme de pasteleiro e alguns corantes alimentares. A própria massa pode também ter cores de Halloween.
Com os dónutes pode fazer várias caras, de vampiro, fantasma ou umas aranhas.
Panquecas Decoradas
As panquecas são snacks altamente versáteis, pode mudar-lhes a forma, decorá-las de várias formas, servi-las com criatividade… pode adicionar canela ou raspas de abóbora à massa ou mesmo mudar a sua receita. Temos algumas sugestões:
Se tiver uma forma em forma de abóbora ou fantasma, pode fazer um prato divertido;
E quiser ir mais além, coloque corante alimentar e faça panquecas com cores de Halloween (laranja, verde, preto ou roxo);
Com várias frutas pode transformar as suas panquecas em vampiros.
Pode ver aqui os nossos preparados para crepes, waffles e outros snacks!
As bebidas
Pode também utilizar a criatividade nas bebidas, uma sangria, cocktails de groselha, ou até mesmo um sumo de cenoura com umas aranhas.
Com estas dicas já pode fazer um menu extra especial! Quanto à decoração e organização do espaço, bem como os preparativos para o dia… fica para a segunda parte deste tema, o próximo artigo! Divirta-se a organizar uma spooky season realmente assustadora.
O seu estabelecimento ainda não tem os produtos Natfood?! Contacte-nos!