“Mãe há só uma”! Uma celebre expressão que ouvimos durante toda a vida. É verdade que as mães desempenham um papel importantíssimo na vida dos seus filhos, independentemente das suas idades. Quem nunca, já em fase adulta, ligou à sua mãe a pedir um conselho, uma dica ou uma receita? Pois é…
Esta é uma data celebrada um pouco por todo o mundo. Em Portugal, dedica-se anualmente o primeiro domingo do mês de maio à celebração deste amor entre mães e filhos, que é tão incondicional. Mais do que demonstrar amor pelas mães, é reconhecer e premiar o seu carinho e sacrifício que nos é dado durante todo o ano.
Tradicionalmente, oferecem-se presentes, cartões, um passeio ou uma refeição num bom restaurante. No entanto, não podemos esquecer-nos que são os gestos mais simples que mostram a nossa gratidão para com as nossas queridas mães.
Algumas curiosidades sobre o dia da mãe
O Dia da Mãe é uma celebração antiga! Atualmente, comemora-se um pouco por todos os países. Posto isto, reunimos algumas curiosidades sobre este dia tão importante:
- Em Portugal, o Dia da Mãe sempre teve origem católica e, há uns anos, era comemorado no dia 8 de dezembro, o dia da Nossa Senhora da Conceição. No entanto, foi alterado para o primeiro domingo de maio.
- As primeiras comemorações do Dia da Mãe remontam às antigas civilizações. Na Grécia Antiga, festejava-se em honra da deusa Rheia (a mãe de todos os deuses). Na Roma Antiga também adoravam Cibele, também a mãe de todos os deuses.
- Na idade média, os ingleses faziam uma celebração peculiar do Dia da Mãe. Os pobres que trabalhavam nas casas dos Senhores, podiam retornar a casa para estar com as suas mães.
- Apesar do Dia da Mãe ser celebrado por todo o mundo, a data não é igual em todos os países, aqui ficam alguns exemplos:
- Estados unidos, Alemanha, Itália e japão: 2º domingo de maio
- México: 10 de maio
- Inglaterra: 4º domingo da quaresma
- India: 19 de agosto
- Tailândia: 12 de agosto
Mais do que oferecer presentes, faça algo pela sua mãe!
Todas as mães gostam de ser presenteadas! No entanto, existe alguns gestos que pode fazer, que vão mostrar o quanto a valoriza. Por exemplo:
Pequeno Almoço
Sem que ela esteja à espera, prepare-lhe um bom e completo pequeno almoço. Pode fazer panquecas, waffles ou crepes, acompanhados com frutos secos, fruta fresca ou outros toppings. Tire algumas ideias com os nossos crepes e waffles, e acompanhe com um sumo de laranja natural nutritivo ou com um chá ou café, dependendo do seu gosto. Se puder colocar uma flor e um cartão de agradecimento no tabuleiro, melhor ainda!
Coloque a sua música favorita
Durante a manhã, enquanto lhe prepara o Pequeno Almoço, coloque as suas músicas favoritas. Este é um gesto que vai mostrar à sua mãe que a conhece e se preocupa em agradar-lhe.
Pipocas e um bom filme
Se a sua mãe gostar de ir ao cinema, é uma boa altura para lhe preparar uma “ida ao cinema em casa”! Como?! Faça umas pipocas, prepare o seu snack favorito, um delicioso chocolate quente ou um chá, prepare o sofá com uma boa almofada e uma manta e colocar o seu filme favorito!
E aqui ficam algumas sugestões simples, mas que podem fazer a diferença, neste dia tão especial.
Como pode ver, não é preciso sair de casa, ou despender de muito dinheiro, para mostrar à sua mãe o quanto reconhece o seu esforço e dedicação. Aproveite o que tem disponível em casa, utilizar a criatividade, e proporcione momentos inesquecíveis em família!
Aproveite todos os momentos que tem com a sua mãe, assim como com a sua família, e torne-os mais deliciosos com a ajuda dos snacks e bebidas da Natfood! Se tiver alguma questão, estamos inteiramente disponíveis para o esclarecer.